Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 23 - Pinheiros - São Paulo - SP - 05402-000

Trabalhos Científicos

Regras para os trabalhos científicos 

Modalidades 
O VI Congresso Brasileiro de Dor Orofacial (CBDOF) da Sociedade Brasileira de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (SBDOF) proporcionará aos profissionais, pesquisadores e acadêmicos a oportunidade de apresentar e discutir trabalhos científicos nas modalidades (1) Pesquisa Científica e Revisões Sistemáticas de Literatura e (2) Relato de Caso Clínico.

Os trabalhos serão submetidos na forma de resumo e apresentados em formato de e-pôster. Será permitida a submissão de até 2 trabalhos por apresentador/autor principal. O trabalho selecionado como o melhor de cada categoria será premiado.

Cronograma 
  • Início para submissão dos resumos: 21/11/2022
  • Data limite para submissão dos resumos: 28/02/2023
  • Resultado dos resumos aprovados: 20/03/2023
  • Divulgação do dia e horário da apresentação dos e-pôsteres: 05/04/2023

Normas e orientações 

Inscrição
Para efetuar a submissão do(s) trabalho(s), o apresentador/autor principal deverá estar inscrito no VI CBDOF.
 
Número de autores e trabalhos por apresentador/autor principal
Os resumos poderão ter até 6 autores (1 apresentador/autor principal e 5 coautores, dentre esses o orientador do trabalho). Cada congressista poderá submeter até 2 trabalhos como apresentador/autor principal.

Seleção dos trabalhos
Haverá uma comissão julgadora, composta por 08 membros, para avaliação e aprovação dos trabalhos a serem apresentados no VI CBDOF.  Essa comissão será soberana em suas decisões. Os trabalhos que estiverem fora das normas aqui apresentadas serão automaticamente desclassificados. O apresentador/autor principal será informado por e-mail sobre a aprovação do trabalho submetido após apreciação do mesmo pela comissão julgadora. 

Aspectos éticos
A comissão julgadora exigirá que os trabalhos tenham sido aprovados por Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) em Seres Humanos ou Animais (em casos de pesquisa científica), registrados no PROSPERO (em casos de revisões sistemáticas) ou tenham o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) assinado pelo paciente (em casos de relato de caso clínico). No corpo do resumo e no e-pôster deverá constar o número do protocolo de aprovação do CEP ou o registro no PROSPERO ou a informação de que o TCLE foi assinado pelo paciente. A omissão dessas informações no resumo implicará na desclassificação do trabalho.

Uma cópia do parecer do CEP, do registro no PROSPERO ou do TCLE assinado pelo paciente deverá ser anexada ao resumo no processo de submissão do trabalho. Para os relatos de caso clínico, a identidade do paciente deve ser preservada em todos os casos, inclusive nas fotografias apresentadas. Para trabalhos realizados em outros países da América Latina será exigida a confirmação de que foram seguidos os critérios da Declaração de Helsinki (http://www.wma.net/en/30publications/10policies/b3/).

Normas para o Resumo
Será necessária a submissão de dois arquivos do resumo: um arquivo sem identificação dos autores para avaliação da comissão julgadora e outro com os autores identificados. Além desses dois arquivos, uma cópia do parecer do CEP, do registro no PROSPERO ou do TCLE assinado pelo paciente deverá ser submetida. Haverá o local indicado para cada arquivo a ser anexado durante a submissão do trabalho.

O resumo deverá ser em português, com fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento “simples” entre linhas, alinhamento “justificado” e composto por:

CATEGORIA DO TRABALHO: (1) Pesquisa Científica ou Revisão Sistemática da Literatura ou (2) Relato de Caso Clínico

TÍTULO: título completo do trabalho sem ponto final. Deve ser sucinto e objetivo. Somente a primeira letra do título deverá estar em maiúscula (com exceção para nomes científicos ou próprios).

AUTORES: deverão estar identificados pelo nome completo, sendo a primeira letra em maiúscula e as demais em minúscula. Os nomes devem ser separados por ponto e vírgula (;). Será permitido, no máximo, 6 (seis) autores por trabalho (1 (um) apresentador/autor principal e 5 (cinco) coautores). Atenção: o apresentador/autor principal deverá, obrigatoriamente, ser o responsável pela submissão do resumo e o primeiro nome a ser citado no item “Autores”. O nome do eventual orientador (considerado coautor) do trabalho deverá ser o último nome cadastrado.

AFILIAÇÃO: Utilizar número: os autores deverão receber números sobrescritos ao final do nome com correspondência ao número de identificação da instituição a qual pertencem (Departamento e/ou Instituto, Faculdade e/ou Universidade ou, eventualmente, clínica/consultório odontológico/médico), seguido da cidade, estado, país.

CORPO DO RESUMO: os resumos deverão ser digitados num único parágrafo, sem citações bibliográficas, gráficos ou tabelas. O resumo deverá ter, no máximo, 1.350 caracteres (sem contar espaços).

O corpo do resumo deve ser estruturado da seguinte maneira:
- Pesquisa científica: deverá constar objetivo, metodologia (incluir número de aprovação do CEP), resultados e conclusão. As palavras Objetivo, Metodologia, Resultados e Conclusão NÃO deverão estar explicitadas no Resumo sob a forma de tópicos.
- Revisão sistemática de literatura: deverá constar objetivo, metodologia (incluir número do registro no PROSPERO), resultados e conclusão. As palavras Objetivo, Metodologia, Resultados e Conclusão NÃO deverão estar explicitadas no Resumo sob a forma de tópicos.
- Relato de Caso Clínico: deverá constar objetivo, descrição do caso (incluir informação de que houve assinatura de TCLE) e considerações finais. As palavras Objetivo, Descrição do caso e Considerações finais NÃO deverão estar explicitadas no Resumo sob a forma de tópicos.

DESCRITORES: selecionar de 2 a 3 descritores. Descritores correspondem às palavras-chave ou expressões que identificam o conteúdo do resumo. Para a escolha dos descritores, deve-se consultar a lista de “Descritores em Ciências da Saúde - DeCS”, elaborada pela BIREME (disponível em http://decs.bvs.br/) ou a lista de “MeSh – Medical Subject Headings” (disponível emhttp://www.nlm.nih.gov/mesh/MBrowser.html).

APOIO FINANCEIRO: indicar o apoio financeiro, quando houver.

*Os resumos fora das normas serão desclassificados.

Apresentação dos trabalhos
As apresentações dos trabalhos serão realizadas de forma presencial, através de e-pôster, pelo apresentador/autor principal (primeiro autor). Os pôsteres NÃO deverão ser impressos.

*Se eventualmente o autor principal (primeiro autor) não puder comparecer ao evento no dia da apresentação, qualquer um dos coautores, previamente inscritos no evento, poderá apresentar o trabalho mediante prévia comunicação à comissão científica do evento no dia da apresentação. 

Os e-pôsteres serão projetados em monitores de TV digital em local público no dia, horário, local e equipamento indicados pela Comissão, de acordo com a grade de apresentação. É obrigação do apresentador/autor principal permanecer junto do mesmo, nos horários previamente definidos, para proceder à sua apresentação à comissão julgadora e eventuais congressistas que tiverem dúvidas.

Os autores deverão enviar o arquivo da apresentação, em formato PDF, na área indicada no site até o dia 06/04/2023. O tamanho do arquivo não pode exceder o limite de 10 MB. O template da apresentação será de escolha do apresentador, mas é obrigatório incluir a foto do apresentador/autor principal, número do resumo, título, autores e afiliação no cabeçalho da apresentação.

Normas de configuração:
●      Usar o formato de arquivo PDF
●      Configuração de Tamanho de página: 28,57 cm (largura) x 50,79 cm (altura)
●      Para o design do poster: dimensionar o slide como Apresentação na tela (9:16 – 1080 px x 1920 px);
●      Orientação de página: Retrato (vertical);
●      Tipo de fonte: à escolha do autor;
●      Tamanho de fonte: recomenda-se 80 para título e 48 para corpo do texto para evitar a impossibilidade de leitura e/ou visualização do conteúdo do e-pôster; e
●      É permitida a utilização de fotografias (desde que não permitam a identificação de pacientes), figuras, gráficos, esquemas, texto, dentre outros.

A apresentação deverá ter, no máximo, 5 minutos e, após a apresentação, a comissão julgadora terá um tempo de arguição de, no máximo, 5 minutos. O tempo será controlado pela comissão julgadora.
A comissão julgadora irá avaliar a apresentação dos e-pôsteres e, em seguida, se reunirá para definição da ordem de premiação (1º, 2º e 3º lugares) dos melhores trabalhos de cada categoria.

Comissão julgadora
A comissão julgadora da apresentação dos trabalhos, composta por 3 avaliadores por trabalho, será responsável por avaliar os trabalhos e emitir o resultado através da pontuação de 0 a 5 para cada critério abaixo. A somatória dos pontos totalizará a nota final, sendo a nota máxima 30 pontos. Não caberá a interposição de qualquer recurso, uma vez que a decisão da comissão é irrevogável.

Critérios de avaliação dos trabalhos:
  • Adequação às normas;
  • Postura do apresentador e tempo de apresentação;
  • Conhecimentos científicos do apresentador;
  • Originalidade, relevância e atualidade do tema;
  • Relevância e impacto dos resultados; e
  • Clareza de exposição e concordância do resumo ao que foi apresentado.

Certificado
Para cada trabalho aprovado e apresentado, será emitido 1 (um) certificado com o nome de todos os autores, no formato digital, disponível no perfil de inscrição do apresentador no site do congresso após a finalização do evento. Os trabalhos premiados receberão 2 certificados: 1 para a apresentação e 1 para a premiação. 

Premiação
O melhor trabalho de cada categoria será premiado com valor em dinheiro. O melhor trabalho da categoria “Relato de caso clínico” receberá prêmio no valor de R$ 1.000,00. O trabalho premiado na categoria “Pesquisa Científica e Revisão Sistemática de Literatura” receberá prêmio no valor de R$ 2.500,00. O resultado da premiação e a entrega dos prêmios acontecerá no final do evento.  Os trabalhos premiados em 2º e 3º lugares de cada categoria receberão o prêmio “Honra ao mérito” (sem valor em dinheiro).