Trabalhos Científicos
MODALIDADES
O VII Congresso Brasileiro de Dor Orofacial (CBDOF) da Sociedade Brasileira de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (SBDOF) proporcionará aos profissionais, pesquisadores e acadêmicos a oportunidade de apresentar e discutir trabalhos científicos nas categorias
(1) Pesquisa Científica e Revisões Sistemáticas de Literatura e
(2) Relato de Caso Clínico.
Os trabalhos serão submetidos na forma de resumo e apresentados em formato de e-pôster. Será permitida a submissão de até 2 trabalhos por apresentador/autor principal. O trabalho selecionado como o melhor de cada categoria será premiado.
CRONOGRAMA
- Prazo para submissão dos resumos: 03/12/2024 a 31/01/2025
- Resultado dos resumos aprovados: 03/03/2025
- Envio do arquivo do e-poster no sistema: 03/03/2025 a 24/03/2025
- Divulgação do dia e horário da apresentação dos e-pôsteres: 17/03/2025
NORMAS E ORIENTAÇÕES
Inscrição
Para efetuar a submissão do(s) trabalho(s), o apresentador/autor principal deverá estar obrigatoriamente inscrito no VII CBDOF.
Número de autores e trabalhos por apresentador/autor principal
Os resumos poderão ter até 6 autores no total (1 apresentador/autor principal + 5 co-autores no máximo, dentre esses o orientador do trabalho). Cada congressista poderá submeter até 2 trabalhos como apresentador/autor principal.
Seleção dos trabalhos
Haverá uma comissão julgadora, composta por 10 membros, para avaliação e aprovação dos trabalhos a serem apresentados no VII CBDOF. Essa comissão será soberana em suas decisões. Os trabalhos que estiverem fora das normas aqui descritas serão automaticamente desclassificados. O apresentador/autor principal será informado por e-mail sobre a aprovação do trabalho submetido após apreciação do mesmo pela comissão julgadora.
Aspectos éticos
A comissão julgadora exigirá que os trabalhos tenham sido aprovados por Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) em Seres Humanos ou Animais (em casos de pesquisa cientifica), registrados no PROSPERO (em casos de revisões sistemáticas) ou que tenham o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) assinado pelo paciente (em casos de relato de caso clínico). No corpo do resumo e no e-pôster deverá constar o número do protocolo de aprovação do CEP ou o registro no PROSPERO ou a informação de que o TCLE foi assinado pelo paciente. A omissão dessas informações no resumo implicará na desclassificação do trabalho. Uma cópia do parecer do CEP, do registro no PROSPERO ou do TCLE assinado pelo paciente deverá ser anexada ao resumo no processo de submissão do trabalho. Para os relatos de caso clínico, a identidade do paciente deve ser preservada em todos os casos, inclusive nas fotografias apresentadas.
Para trabalhos realizados em outros países da América Latina será exigida a confirmação de que foram seguidos os critérios da Declaração de Helsinki (http://www.wma.net/en/30publications/10policies/b3/).
Normas para o Resumo
Será necessário preencher o formulário de submissão no site para o qual você será redirecionada(o) ao entrar em sua inscrição do congresso e optar por apresentar um trabalho.
Nesse formulário, os mesmos itens do modelo de resumo serão disponibilizados para preenchimento. Uma cópia do parecer do CEP, do registro no PROSPERO ou do TCLE assinado pelo paciente deverá ser anexado no espaço apropriado na parte inferior do formulário. Os resumos fora das normas serão desclassificados. Consulte os modelos disponíveis para preparação e formatação do seu resumo.
CATEGORIA DO TRABALHO: (1) Pesquisa Científica ou Revisão Sistemática da Literatura ou (2) Relato de Caso Clínico
TÍTULO: título completo do trabalho sem ponto final. Deve ser sucinto e objetivo. Somente a primeira letra do título deverá estar em maiúscula (com exceção para nomes científicos ou próprios).
AUTORES: deverão identificar o nome completo. Será permitido, no máximo, 6 (seis) autores por trabalho [1 (um) apresentador/autor principal e 5 (cinco) coautores]. Atenção: o apresentador/autor principal deverá, obrigatoriamente, ser o responsável pela submissão do resumo e o primeiro nome a ser citado no item “Autores”. O nome do eventual orientador do trabalho (considerado coautor) deverá ser o último nome cadastrado. **ATENÇÃO, O CPF DE TODOS OS AUTORES SERÃO EXIGIDOS DURANTE A SUBMISSÃO DO TRABALHO. Esteja com os CPFs antes de iniciar a submissão.
AFILIAÇÃO: Somente do 1º autor. (Departamento e/ou Instituto, Faculdade e/ou Universidade, ou eventualmente, clínica/consultório odontológico/médico), seguido da cidade, estado, país.
CORPO DO RESUMO: o resumo deverá ser colado no espaço apropriado no formulário, num único parágrafo, sem citações bibliográficas, gráficos ou tabelas. O resumo deverá ter, no máximo, 1.350 caracteres (sem contar espaços).
**ATENÇÃO: Neste espaço para o resumo, colar apenas o texto do resumo. Sem nenhuma informação a mais, pois as outras informações serão colocadas nos respectivos espaços do formulário.
O corpo do resumo deve ser estruturado da seguinte maneira (em um parágrafo único):
- Pesquisa científica: deverá constar objetivo, metodologia (incluir número de aprovação do CEP), resultados e conclusão. As palavras Objetivo, Metodologia, Resultados e Conclusão NÃO deverão estar explicitadas no Resumo sob a forma de tópicos.
- Revisão sistemática de literatura: deverá constar objetivo, metodologia (incluir número do registro no PROSPERO), resultados e conclusão. As palavras Objetivo, Metodologia, Resultados e Conclusão NÃO deverão estar explicitadas no Resumo sob a forma de tópicos.
- Relato de Caso Clínico: deverá constar objetivo, descrição do caso (incluir informação de que houve assinatura de TCLE) e considerações finais. As palavras Objetivo, Descrição do caso e Considerações finais NÃO deverão estar explicitadas no Resumo sob a forma de tópicos.
DESCRITORES: selecionar de 2 a 3 descritores. Descritores correspondem às palavras-chave ou expressões que identificam o conteúdo do resumo. Para a escolha dos descritores, deve-se consultar a lista de “Descritores em Ciências da Saúde - DeCS”, elaborada pela BIREME (disponível em http://decs.bvs.br/ ou a lista de “MeSh – Medical Subject Headings” (disponível em http://www.nlm.nih.gov/mesh/MBrowser.html).
APOIO FINANCEIRO: indicar o apoio financeiro, quando houver.
Apresentação dos trabalhos
As apresentações dos trabalhos serão realizadas de forma presencial, através de e-pôster, pelo apresentador/autor principal (primeiro autor)*. Os pôsteres NÃO deverão ser impressos.
*Se eventualmente o autor principal (primeiro autor) não puder comparecer ao evento no dia da apresentação, qualquer um dos coautores, desde que previamente inscrito no evento, poderá apresentar o trabalho mediante prévia comunicação à comissão científica do evento no dia da apresentação.
Os e-pôsteres serão projetados em monitores de TV digital em local público no dia, horário, local e equipamento indicado pela Comissão, de acordo com a grade de apresentação. É obrigação do apresentador/autor principal permanecer junto do mesmo, nos horários previamente definidos, para proceder à sua apresentação à comissão julgadora e eventuais congressistas que tiverem dúvidas.
Os autores deverão enviar o arquivo da apresentação, em formato PDF, na área indicada no site até o dia 24/03/2025. O tamanho do arquivo não pode exceder o limite de 10 MB. O template da apresentação será de escolha do apresentador, mas é obrigatório incluir a foto do apresentador/autor principal, número do resumo, título, autores e afiliação no cabeçalho da apresentação.
Normas de configuração:
● Usar o formato de arquivo PDF
● Para o design do poster: dimensionar o slide como Apresentação na tela (9:16 – 1080px x 1920px);
● Orientação de página: Retrato (vertical);
● Tipo de fonte: à escolha do autor
● Tamanho de fonte: recomenda-se 80 para título e 48 para corpo do texto para evitar a impossibilidade de leitura e/ou visualização do conteúdo do e-pôster;
● É permitida a utilização de fotografias (desde que não permitam a identificação de pacientes), figuras, gráficos, esquemas, texto, dentre outros.
A apresentação deverá ser de no máximo 5 minutos. Após a apresentação, a comissão julgadora terá um tempo de arguição de no máximo 5 minutos. O tempo será controlado pela comissão julgadora que será composta por duas (2) pessoas.
Comissão julgadora
A comissão julgadora da apresentação dos trabalhos, composta por 3 avaliadores por trabalho, será responsável por avaliar os resumos (para aprovação, conferindo a ele uma nota) e as apresentações no período do congresso (também conferindo uma nota). A pontuação das notas irá variar de 0 a 5 para cada critério abaixo. A somatória dos pontos totalizará a nota final, sendo a nota máxima 30 pontos. Não caberá a interposição de qualquer recurso, uma vez que a decisão da comissão é irrevogável.
Critérios de avaliação dos resumos:
1. Adequação às normas
2. Originalidade, relevância e atualidade do tema
3. Relevância e impacto dos resultados
Critérios de avaliação dos resumos:
1. Clareza de exposição e concordância do resumo ao que foi apresentado.
2. Conhecimentos científicos do apresentador
3. Postura do apresentador e tempo de apresentação
A comissão julgadora irá avaliar a apresentação dos e-pôsteres no dia da apresentação e, em seguida, dará notas de acordo com critérios pré-estabelecidos acima. Essas notas, como dito anteriormente, serão somadas à nota do resumo previamente fornecida pelos avaliadores durante a etapa de aprovação deste. O sistema irá somar as notas do resumo e da apresentação e as três (3) melhores médias (notas finais) de cada categoria serão premiados em 1º, 2º e 3º lugares.
Certificado
Para cada trabalho aprovado e apresentado, será emitido 1 (um) certificado com o nome de todos os autores, no formato digital, disponível no perfil de inscrição do apresentador no site do congresso após a finalização do evento. Os trabalhos premiados/menção honrosa receberão 2 certificados: 1 para a apresentação e 1 para a premiação/menção.
Premiação
O melhor trabalho de cada categoria será premiado da seguinte forma:
- O melhor trabalho da categoria “Relato de caso clínico” receberá prêmio no valor de R$ 1.000,00 + troféu personalizado “Prêmio Eleutério Martins” oferecido pela AGEDOF (Associação Gaúcha de Estudo e Pesquisa em Dor Orofacial)
- O melhor trabalho da categoria “Pesquisa Científica e Revisão Sistemática de Literatura” receberá prêmio no valor de R$ 2.000,00 + troféu personalizado “Prêmio Eleutério Martins” oferecido pela AGEDOF (Associação Gaúcha de Estudo e Pesquisa em Dor Orofacial)
O resultado da premiação e a entrega dos prêmios acontecerá no final do evento. Os trabalhos premiados em 2º e 3º lugares de cada categoria receberão o prêmio “Honra ao mérito” (sem valor em dinheiro).