Palestrantes
Prof. Dr. Ricardo Tesch

Afiliação: UNIFASE/Faculdade de Medicina de Petrópolis
- Graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro;
- Especialização em Ortodontia pela Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas;
- Mestrado em Medicina com área de concentração em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pelo Hospital Heliópolis e Doutorado em Clínica Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
- Atualmente é Pró-reitor de Pesquisa e Inovação e Professor Titular da Faculdade de Medicina de Petrópolis/Centro Universitário Arthur Sá Earp, onde é o Diretor do Laboratório de Medicina Regenerativa e Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Dor Crônica e do Curso de Especialização em DTM e Dor Orofacial.
O diagnóstico e o controle da osteoartrite da articulação temporomandibular representam desafios clínicos complexos, particularmente em estágios avançados, onde a função mandibular e a qualidade de vida dos pacientes podem estar gravemente comprometidas. Esta apresentação aborda critérios terapêuticos baseados em evidências para orientar a tomada de decisões, abrangendo desde estratégias conservadoras até intervenções minimamente invasivas. Serão discutidas, ainda, expectativas realistas quanto à progressão da doença, ao prognóstico e aos resultados esperados no alívio dos sintomas, na recuperação da capacidade funcional e na preservação estrutural. O objetivo é oferecer ferramentas práticas para um manejo clínico personalizado, adaptado às necessidades específicas de cada paciente, com foco na obtenção de melhores desfechos terapêuticos.
DOI:
https://doi.org/10.1590/2177-6709.29.4.e24spe4
https://doi.org/10.1111/joor.13542